Creche Baroneza de Limeira Um século educando crianças!
Notícia
25/10/2018
Palestra:"O comportamento dos pais em relação à vida social dos filhos e a interação com outras crianças".

Creche Baroneza de Limeira - Dia: 24/10/2018

Palestra: Comportamento dos pais em relação a vida social da criança

Psicólogas: Dulcinéia e Ana Claudia

Quando a criança chega na escola, sua vida social é ampliada. Surgem os desafios de relacionamento com outras crianças e com outros adultos, os quais ela antes não convivia e não conhecia. Tudo é novo!

Com essa grande mudança, como os pais devem se posicionar?

Os filhos estão sendo lançados nesse novo ambiente, portanto, é muito importante que os pais passem segurança para a criança e que sejam facilitadores nesse processo de adaptação. O ambiente escolar precisa ser validado.

A interação com outras pessoas é necessária e importante para que eles possam lidar com o mundo.

A criança com um ano e meio de idade é egocêntrica e ainda não tem noção do que é o outro. Portanto a interação entre ela e outras crianças é relativa. Imita e repete muito o que as outras pessoas ao seu redor fazem.

A criança de três anos já apresenta autonomia e independência. Já consegue vestir-se e fazer muitas atividades. Nessa idade já começa a perceber o outro e a trazer queixas como brigas, arranhões, mordidas, etc.

Como os pais estão lidando com essas queixas?

Nessa fase é muito importante que os pais conversem com a criança pois ela não possui maturidade para lidar com essas situações. Precisam ajudar os filhos e mediar essas situações. Devem acolher a criança, mas não dar razão de imediato. É preciso entender, dialogar e investigar o que aconteceu. Se necessário, marcar um encontro com a professora, diretora ou psicóloga.

Os pais devem explicar sobre o que é certo e errado, que agressividade não é a melhor maneira de resolver esses conflitos, etc.

A criança sempre vai querer que os pais acreditem nela, mas é preciso que eles aprendam a diluir isso, ampliando o contexto.

As meninas costumam se vitimizar mais, já os meninos costumam resolver os conflitos em sala de aula na maioria das vezes.

Na escola tudo é aprendizado social. A criança precisará aprender esperar a vez, a dividir, a compartilhar, etc.

É preciso que haja empatia dos pais em relação à essa outra criança, descobrir de qual contexto social ela vem, por quais situações ela passa, ou seja, saber a história dessa criança agressiva. Muitas vezes ela é vítima de uma realidade muito dura. É importante explicar isso para os filhos.

Claro que é importante também a escola chamar os pais para entender a problemática a qual essa criança possa estar vivenciando e não deixar também que a criança agredida se torne passiva.

O que os pais precisam entender é que não existem filhos perfeitos, eles são humanos! Nós só descobrimos os filhos que temos quando convivemos e participamos da vida deles de verdade. O choro, a birra, farão parte mesmo que essa criança não estiver na escola. É melhor que ela expresse esses sentimentos e não internalize os mesmos.

 

Os pais não podem isolar os filhos, mas sim explicar sempre o que é certo e o que é errado. É através da exposição real que ensinamos as consequências, ganhos e perdas de cada escolha.

Algo muito importante é que os pais não devem comprar a briga dos filhos e tirar satisfação com a criança agressora. É preciso permanecer sempre no patamar de pais e não descer para o patamar dos filhos.

É preciso que os pais ensinem os filhos a cumprirem as regras que a escola possui. Claro que a escola também abrirá exceções, em casos especiais de alimentação, etc.

Participem da vida de seus filhos, do dia a dia deles, pois além de muito importante é muito saudável para eles e para vocês também!

Iara de Souza Gabriel Passerotti, estagiária de Pedagogia.

Mais Notícias
  • Início do ano letivo de 2019

    ANO LETIVO DE 2019   Reunião de pais – 04/02/2019   08:00 horas -  para os pais dos alunos de BI, BII, MGI e MGII (Nasc. de 01/04/2015 até 2018); 15:00 horas -…

  • Ação Solidária

    Ação solidária No dia 17 de outubro de 2018, ocorreram fortes chuvas na cidade de São Paulo. Estas chuvas causaram alagamentos e enchentes em alguns pontos da cidade. Um dos locais bem…