Creche Baroneza de Limeira Um século educando crianças!
Notícia
26/09/2016
"A primeiríssima infância: diálogos com a abordagem Pikler".

           " Um olhar sensível na prática com a primeiríssima infância: diálogos com a abordagem Pikler".

            A Creche Baroneza de Limeira participou nos dia 24 e 25 de setembro do curso acima, promovido  pela Editora   Leitura Prima. 

             O objetivo  foi conhecer e refletir sobre a abordagem Pikler, focada no cuidado e educação com as crianças de zero a 03 anos. 

              Emmi Pikler, pediatra Húngara, que viveu de 1902 a 1984,  desenvolveu suas constatações científicas no período pós Segunda Guerra Mundial onde o fenômeno "hospitalismo"- morte por falta de afeto - acometia muitos dos órfãos acolhidos nos orfanatos da época. 

             Suas pesquisas comprovaram que quanto melhor for o cuidado que os bebês recebam, desde os primeiros dias de vida até os três anos, melhor, mais seguro e mais bem sucedido ele será. Seu trabalho rapidamente foi reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

            Sua abordagem defende o livre movimento corporal da criança; ambientes livres; exploração livre; momentos de silêncio; educadores calmos, pacientes, afetuosos, compreensivos e capacitados que  deixem a criança segura e confortável e que  ofereçam as condições favoráveis para o desenvolvimento da criança. 

          A contribuição de sua abordagem é definida pela ideia do cuidado que educa, pois a criança que é bem acolhida, cuidada, respeitada em suas necessidades, com espaço e estímulo para enfrentar desafios sozinha... recebe tudo que necessita para a base de sua formação.

            

Mais Notícias
  • Início do ano letivo de 2019

    ANO LETIVO DE 2019   Reunião de pais – 04/02/2019   08:00 horas -  para os pais dos alunos de BI, BII, MGI e MGII (Nasc. de 01/04/2015 até 2018); 15:00 horas -…

  • Ação Solidária

    Ação solidária No dia 17 de outubro de 2018, ocorreram fortes chuvas na cidade de São Paulo. Estas chuvas causaram alagamentos e enchentes em alguns pontos da cidade. Um dos locais bem…